Sem categoria

Se você é jogador de poker, ou pretende se tornar um, saiba que existe uma coisa que você vai passar inevitavelmente: Fases ruins. Não tem escape. Acredito que todos sabem disso, mas nem todos sabem lidar bem com isso, o que não faz sentido, certo? Você ficar puto por estar em uma fase ruim não faz sentido algum. Você sabia que esse dia ia chegar e mesmo assim fica resmungando? É a mesma coisa que ver na previsão do tempo que vai chover, sair sem guarda-chuva, tomar um banho de chuva e reclamar.

Tá bom, tá bom… Eu sei que não é tão simples assim. É por isso que estou aqui hoje. Para lhe ensinar passos lógicos para sair dessa fase. Não vou falar sobre emoções, vou falar sobre técnicas e estratégias que usei para sair da minha recente bar run.

Gráfico do meu ano de 2020:

A ideia é que você continue tendo o mesmo valor esperado de ganho em todas as fases. Existem jogadores extremamente inteligentes e capacitados, com ROIs altos, que em fases ruins se tornam jogadores com expectativa de ganhos negativa. Eu já fui um deles. Por isso tive que trabalhar duro na minha personalidade e espírito. Não foi do dia para a noite que consegui enxergar melhoras significativas no meu jogo mental.

Antes de colocar em prática os passos a seguir, eu tive que fazer uma limpeza mental e emocional, me livrando de tudo o que estava me incomodando antes de voltar a pegar pesado nos estudos e grind. Sem estar com a cabeça clean, realmente é difícil, ou quase impossível, vencer uma fase ruim. Se abra com as pessoas próximas, resolva tudo o que tem que resolver, para então focar no trabalho. Deixar de jogar para resolver problemas pessoais não é deixar de lucrar, é preservar o seu dinheiro.

1- Onde está o teu tesouro, aí está teu coração. Mateus 6:21
Quando coloquei as coisas do céu como prioridade, a vida ficou incrível. Passo pelas turbulências com muito mais leveza e paz. Quando meu coração estava no dinheiro, a vida era difícil e desesperadora.
Deus é perfeito e é o único lugar onde podemos encontrar felicidade verdadeira, independente da nossa conta bancária.

Aquela velha história, buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas. Não é o inverso, sacou?

2- Li os livros “The Mental Game of Poker” 1 e 2 – Jared Tendler
Sem esses dois livros, eu não teria infinitas ferramentas que me dão suporte emocional. Poker é um jogo complexo e cada um tem seu tipo de tilt, cada um tem suas falhas mentais. Trabalhe nelas individualmente e depois foque em evoluir seu “A” game. Evoluindo seu “C” game, sobrará espaço mental para você evoluir o seu “A” game. Ou seja, você não vai evoluir apenas quando está em tilt, vai evoluir quando está “In the Zone” também.

3- Tenha um mentor
Um mentor vai lhe trazer clareza para os pensamentos em épocas de tribulação. Ele vai lhe fazer enxergar coisas que você já sabe, mas estão ofuscadas pelas emoções. Se você é cético quanto a isso, deixe seu ego de lado ao menos uma vez e faça um teste.

4- Analise de Hand History do “C” e “A” game
Pare de culpar a variância quando perde e pensar que foi por habilidade que você ganhou.
Eu precisava ter certeza que ainda estava jogando bem mesmo perdendo 50k. As vezes estamos cometendo erros bobos, por falta de atenção, por tilt, e mesmo assim continuamos a jogar os mesmo valores, com o mesmo foco (ou a falta dele). Por isso, por recomendação do Jared Tendler, analisei o meu jogo “C”. Acabei vencendo um torneio no pokerstars que acabou as 4:30am. Para um pai de família, que dorme as 23:00 e acorda 7:00, não é fácil haha. Eu tinha certeza que estava jogando meu “C” game naquele momento, então a minha estratégia foi simplificar o jogo ao máximo e não me colocar em situações difíceis de alta variância. Joguei o famoso “feijão com arroz” e deu certo. Meus oponentes cometeram erros bizarros, creio que por cansaço, e eu estava ali jogando o ABC. No dia seguinte, revi o torneio todo para encontrar em quais partes do jogo eu errava quando em “C” game. Para minha felicidade, joguei o torneio de forma excelente, praticamente sem erros. Isso deu um BOOST absurdo na minha confiança. Dias depois, venci um torneio jogando o “A” game. Nice! Bora revisar meu “A” game também. Estava show de bola! Jogadas criativas, pegando todas as brechas que meus oponentes davam, super agressivo e certeiro. Mais um BOOST na confiança. Depois disso, sabia que só tinha que colocar volume e esperar. Bora grindar!

5- Analise do jogo dos maiores vencedores do momento
Estava de bobeira no sharkscope, analisando uns gráficos meus e pensando como poderia melhorar algumas coisas. Comecei a procurar por gráficos de vários regulares, principalmente os que estão destruindo há tempos, e fucei para descobrir o que eles estavam fazendo diferente dos demais. Encontrei algumas coisas (não me perguntem o que foi, não irei responder pq poker é uma competição e não quero que meus adversários saibam sobre minha estratégia) e comecei a implementar uma estratégia de jogo mais bem definida e diferente do que fazia antes.

As vezes passamos horas no PIOsolver sem saber que uma boa estratégia de jogo é tão importante quanto saber c-betar.

Também analisei as estatísticas do jogo deles, e descobri alguns padrões que realmente fazem a diferença.

6- Volume e escolha consciente dos torneios
Agora tenho confiança e uma boa estratégia de jogo, só falta jogar.

Temos o melhor fuso horário do mundo para jogar poker online. Temos que fazer deste privilegio um aliado. Aos domingos eu costumava acabar o grind meia noite, duas horas da manhã no máximo quando chegava em um torneio grande. Como assim? Como eu passei todo esse tempo sem jogar a session da noite? Domingo é o nosso principal dia e temos que maximizar nosso lucro de todas as formas nesse dia tão especial. Uma das formas é jogando até muito tarde. A session da noite é B I Z A R R A! É só jogar um jogo simples, sem grandes loucuras, que seus oponentes vão lhe entregar dinheiro no colo. Horário de grind e escolha de torneios podem ser fatores chave para sair da bad run.

Aqui vão algumas dicas:

*Grind da manhã (começando 6am) e grind da noite são muito mais fáceis;
*Jogue em sites paralelos, com rake menor, field menor e com rakebacks melhores;
*Torneios freezout tem um retorno sobre investimento maior que torneios PSKO, mas PSKO tem variância menor;
*Se tiver um torneio mais caro começando em uma hora ou menos e você está quase no seu máximo de telas, espere o torneio mais caro e não coloque o mais barato que acabou de começar;
*Identifique os momentos que você não está jogando o seu melhor (esses momentos chegam todos os dias), aceite isso e simplifique a estratégia. Jogue sólido, sem inventar. Tome mais tempo para decidir as jogadas. Respire algumas vezes, não faça nada insta. Eu tenho esse defeito quando estou em “C” game, faço as coisas muito rápido. Estou treinando para diminuir isso a cada dia.
*Volume com qualidade. Você só ganha se jogar. Gostaria muito que eu fosse pago da mesma forma para estudar, mas infelizmente não tenho essa opção.

Com o COVID-19 se espalhando é um bom momento para volumar e criar consistência. Trabalhe duro nos pontos que mencionei e me conta como foi. Quero ver todos vocês saindo das fases ruins com classe.

Se esse artigo ajudou você, manda uma mensagem para mim aqui nos comentários ou lá no meu instagram @yurinerdguy. Fico muito feliz quando consigo acrescentar algo na vida dos que me seguem.

Tenham um ótimo dia!

Abraço!

Yuri “theNERDguy” Dzi


66 Comentários

    • Muito bom seu blog e artigos! Obrigado por compartilhar tanto experiência e dicas importantes que farão toda diferença! Gl máxima abraços

      Danilo Modesto – Aldeia Poker Team

  1. Yuri, estou por uma fase dificil, mas estou buscando aprender e evoluir mais diariamente, tanto no game e principalmente o controle das minhas emoções, ler seu texto me fez continuar a luta e evoluir mais e mais, muito obrigado, você é um cara sem palavras, glgl maximo

  2. Fala Yuri, parabéns pelo artigo! Falei com vc no insta esses tempos atrás sobre um post que você fez sobre “injetar lógica” e lembrei na hora do livro Mental Game Of Poker… Pois bem, já estou finalizando o livro 2 e sem dúvida masterizei a parte mental do meu jogo (que já considerava boa).
    No último Sunday Million joguei à sua direita, e confesso que me chamou a atenção o fato de você demorar um pouco mais que os outros jogadores para agir! Portanto sou testemunho desse seu treino.

    • Que show, Daniel! O Mental Game é um livro fantástico mesmo. Me ensinou muito!
      O fato de eu jogar mais devagar o sunday million provavelmente foi pq estava em muita mesa. Essa hora do sunday million é uma loucura. Muitos torneios começando ao msm tempo.
      Abraço e GL!!

  3. Obrigado, Nerd..me ajudou demais!!! Peguei uma fase ruim, totalmente ligada ao fim de um relacionamento, com emocional abalado, e abri mão de grindar vários dias, mas me sentindo mal por isso..mas foi exatamente como vc disse: ” Deixar de jogar para resolver problemas pessoais não é deixar de lucrar, é preservar o seu dinheiro.”
    Tamo junto!

    • De nada, Diogo! É isso, temos que preservar nosso patrimônio e nossas emoções. Sem cabeça boa, não existe um bom grind.
      Abração e espero que as coisas estejam melhores em relação ao seu término.

    • Hey!! Eh isso! Compra o Mental Game que vc não vai se arrepender. Os dois volumes são incríveis, talvez os melhores livros de poker que existem.
      Abraço!

  4. Dicas monstruosas e sábias, muito valiosas, valeu por lembrar de quem comanda e rege tudo no mundo, as vezes esquecemos quem realmente nós ampara e faz acontecer.

    Valeu Yuri, abração pra você meu querido.

  5. Muito bom Yuri valeu, estou passando por uma fase meio esquisita também e vou utilizar suas dicas com certeza, muito obrigado por gastar seu tempo para ajudar a galera

  6. Minino Yuri. Você não ultrapassou uma fase ruim, vc foi abençoado por uma grande fase de aprendizagem que irá trazer muito dinheiro para vc.
    Abraço, Minino João

  7. Fala Yuri! Cara, fez total sentido pra mim. Muito lúcidas e coerentes as suas palavras. Consegui extrair coisas novas pra minha carreira e reforçar coisas que já são realidade na minha vida e rotina. Muito obrigado e aguardo as próximas partes!

  8. Vc eh idolo mano! Parabéns pelo blog, ta excelente. As vezes precisamos relembrar o que no fundo sabemos e não aplicamos. Obrigado e parabéns pela excelente carreira. Sucesso! tmjj

  9. E ai grande Yuri espero que vice e seus parentes amigos e td mundo esteja passando esta fase ruim da melhor maneira , o teu discurso nao e grande mas e gigante o que transmites a confiança que depositas e fazes acrescentar au meu Agame Bgame Cgame isto logo a título motivacional para fazer logo algo de diferente es gigante no jogo e este texto ja me motivou mesmo nesta down vou usar metedeologia sua para alterar o meu focu principalmente e demorar mais a decidir pensando melhor e nais calmamente

  10. Fala Yuri,

    Obrigado pelas dicas. Depois de 12 meses com bons resultados online, estou passando por uma ma fase. Parte disso pode se dever ao fato de estar jogando em field maiores, pois o site que eu jogo quadruplicou o field com a quarentena. Entretanto, sei que nao é só isso. Vou seguir a maioria das coisas que vc falou aqui e volto para contar o que aconteceu.

    Abs!

    • Fala Ricardo!
      Todos nós vamos pegar fases ruins um dia. Fique calmo, lúcido, focado e tenha hábitos que vão lhe ajudar a sair dessa fase.
      Abraços!

  11. YURI VC É SICK DEMAIS MANO, PARABENS DEMAIS, ME INSPIRA A CONTINUAR SEMPRE MELHORANDO…. AHHHH TEM COMO MANDAR O HH DO TORNEIO QUE CRAVOU NO SEU C GAME…. BOM NAO CUSTA TENTAR NE, PEDI!

    • Valeuuu Roberto!
      hahaha gostei do “não custa pedir”! Infelizmente eu não compartilho essas informações. Quem sabe um dia mostro algum desses torneios para a galera que me segue. Vamos ver.
      Abração

  12. Nossa, que bela reversão de gráfico e que post sensacional. Muito boa a questão do c game e fazer o feijão com arroz. Acho que é isso mesmo que tenho que fazer.
    Tomara que eu consiga uma reversão de gráfico igual a sua.

    Parabéns, ótimo post. E continue com foco nas coisas do céu, difícil achar um player que curte a palavra de Deus. Que o Pai te abençoe.

    • Fala Fernando, blza?
      Valeuu!!Eh isso, quando não estamos no nosso melhor temos que simplificar as coisas. Assim fica tudo mais fácil.
      Deus abençoe vc tbm!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário