Livestyle

Por que um blog?

Porque esse é o tipo de conteúdo que eu gosto de consumir. Sei que poucas pessoas vão ler meus textos, mas farei o possível para acrescentar ao máximo na vida dos que lerem. Também gosto da ideia de saber que daqui 3, 5, 10 anos pessoas poderão ler isso aqui e entender um pouco do caminho que percorri até chegar onde estarei naquele momento. Além disso, vai ser legal para mim também. Será como rever um álbum de fotos, cheio de lembranças marcantes.

2020: Muito risco, pouco ego. (Tio Ricco)

Consistência

Essa frase muito falada pelo ícone do instagram, o bilionário @tioricco, é o lema perfeito para um jogador de poker, na minha opinião. A vida sem riscos é chata e monótona. Sem riscos vivemos na zona de conforto, no piloto automático. Mas, ao mesmo tempo, correr riscos guiados pelo ego é burrice. Jogar torneios que você não tem certeza se ganha, apenas pelo fato de pagar muito dinheiro, é burrice. Isso é ser um gambler e não um profissional.

Mas como tenho certeza se ganho em torneio x ou y?

Se você bate com folga, CRUSHA os limites que joga, over 40% de ROI em uma boa amostragem, provavelmente está na hora de voar mais alto e se desafiar em limites mais caros. Se você ainda não crusha seu limite, tem ROI baixo, variância alta; foque em melhorar seus números antes de querer dar tiros nos próximos limites.

Quando eu tinha 18 anos quebrei pela primeira e única vez jogando poker. Eu tinha construído um lucro sólido de aproximadamente 35k dólares e graças ao meu ego e minha imaturidade com o dinheiro, quebrei. Entrei em uma fase ruim e o meu ego não aceitava o fato de ter que jogar mais barato, eu me achava bom demais. Auto confiança é bom, mas pode ser um veneno. Por isso hoje em dia tenho meus pés no chão, acredito em números, em base de dados, e dou menos credibilidade ao meu ego quando quero saber em que torneios colocarei meu dinheiro.

Estou em um momento desafiador e complexo da minha carreira. Jogo torneios highstakes online e estou batendo muito bem. O problema é que o próximo limite é muito mais alto do que eu jogo atualmente. Hoje meu Average Buy In  é de aproximadamente 1k. Depois disso não tem meio termo, os buy ins são de 5, 10, 25k até o infinito haha… O bankroll para jogar torneios desses valores tem que ser gigantesco.

Por isso esse ano farei uma leve transição para buy ins mais altos, mas escolhendo a dedo o que jogar. Dar preferência aos sites paralelos (pp, wpn, ggpoker, winamax, entre outros), vender action para torneios de maior variância e investir pesado nos tiros de maior EV durante séries, escolher lives de forma consciente, caçando as melhores oportunidades ao redor do mundo. Aceitar muitos riscos, mas com pouco ego, correndo sempre atrás do melhor EV, não dos holofotes.

Outro ponto positivo desse ano é que meu filho vai entrar na escola. Agora sim estarei de volta aos MTTs, jogarei no mínimo três sessões por semana. Sempre estudei mais do que joguei, agora vou equalizar melhor os dois e colocar em prática todo o conhecimento.

Vou atualizar o blog com artigos, gráficos e aprendizados que acontecerem durante minha jornada. Não gosto de falar sobre valores e nem expor o quanto ganho, por isso não esperem posts frequentes mostrando valores. Vez ou outra postarei quando achar que convém.

Desejo a todos muita sabedoria para fazer as melhores escolhas. Espero conseguir acrescentar na vida de vocês e ajudá-los a construir uma carreira de sucesso no poker.

Se quiserem compartilhar esse blog com seus amigos ou comentar algo aqui embaixo, ficarei muito feliz.

Farei desse blog um meio de me expressar e de informar os outros. Mostrar o que é ser um jogador profissional de poker.

Valeu!

Yuri “theNERDguy” Dzivielevski

Glossário:

EV: Expected value – Valor esperado de ganho

ROI: Return of investment – retorno sobre investimento

52 Comentários

    • Obrigado, Rafael! Se quiser leituras de poker, indico esses quatro livros:

      -No limit holdem for advanced players – Matthew Janda
      -Modern Poker Theory – Michael Azevedo
      -The mental game of poker – Jared Tendler
      -The mental game of poker 2 – Jared Tendler

      • Fala Yuri, achei muito legal a ideia do blog, gostaria de livros ou sites para estudar.. conheci o poker a uns 7 anos atrás, e a um ano e meio mais ou menos jogo a dinheiro. temos um home game com buyins baixos, R$ 20,00 onde acredito que sou lucrativo e tenho mais técnica que a grande maioria, porém na minha cidade tem um clube onde acontecem jogos semanais, o buyin médio é R$ 120,00, já joguei lá umas 6 vezes, peguei mesa final, mas nunca ITM.. tem jogadores muito loose agressivo, e por ser um buyin maior acho que meu jogo fica mais travado, qual seria a estratégia para jogar contra esses jogadores? jogar mais contra eles, pois consigo extrair mais fichas, ou tentar evitar até o final dos rebuys?

  1. Grande Yuri, conheci teu trabalho no podcast do Marcelo Müller antes da WSOP e me identifiquei demais com tua rotina, humildade e trabalho duro em busca de prosperidade e dos teus sonhos.
    Gratidão por partilhar um pouco mais aqui, já adicionei aos meus favoritos ????

  2. Parabéns pela iniciativa. Acompanharei sempre que postar. Não sou jogador profissional, mas queria dizer que tenho em ti uma referência muito grande com relação a estudo. A dedicação e ênfase que tu demonstras sobre a parte menos glamourosa do Poker. Muito importante para que as pessoas entendam o que é o jogo. Agradeço por essa verdade.

    Segue firme aí. Torcerei por ti nos teus desafios. Abraço.

  3. Meus parabéns Yuri!
    Quando comecei a jogar (2016), você sempre foi um dos caras referências para mim. Assistia a entrevistas e vídeos e gostava muito dos conteúdos. Eu fiz um curso básico do Pessa ( Sit go 1.0) que me ajudou muito a evoluir. Porém, deixei de lado o jogo por indisciplina e por não ter capital para bancar minhas irresponsabilidades ahahaha. Hoje moro em Portugal e hoje penso estar mais maduro para voltar a jogar, com o objetivo de me tornar um profissional. O fild de Sit go aqui é muito pequeno, por isso, estou pensando em migrar para Cash game. Estou muito ansioso para ver mais conteúdos aqui no seu blog! Novamente meus parabéns e obrigado por compartilhar sua experiência!
    Grande abraço!

    • OBrigado Lucas! Fico mto feliz em ser uma referência para vc. Espero que vc consiga se adaptar no cash game e voltar com tudo! É só estudar muito e jogar muito que não tem erro.
      Abraço!

  4. Parabéns Yuri! Nunca imaginei que vc tivesse quebrado 35k dólares. Que resiliência para retomar isso e alçar voos mais altos. Jogo 500 reais mensais mais não consigo melhorar. Penso num Coach, mas é complicado. Se sabe o que tem que fazer, mas por “ego” não faz. Espera o Big Hit!

    Sucesso! Acompanharei….

    • Pois é, Rangel. Na época não foi fácil passar por cima desse tombo de 35k. Mas eu sempre fui muito competitivo, não podia simplesmente aceitar esse derrota hahaha. Também sempre gostei mto de estudar e jogar poker, o que tornou essa tarefa muito mais fácil.
      Abraço e boa sorte!

  5. Uhulll! Texto lindo!!! Orgulho demais de ver seu crescimento como profissional… mas acima de tudo, como pessoa!!! Acompanharei com certeza… pois mesmo não sendo da área do poder ( bem longe disso…kkk) aprendemos sempre… te amo… bjoss

  6. Esse blog vai para favoritos a partir de agora, sendo um redator de matérias de poker sempre é bom absorver conteúdo de qualidade e voçe é um dos poucos caras que eu sigo com atenção. Parabéns pela iniciativa e muita sorte!!

  7. Show de bola esse blog e essa sua iniciativa. Pessoas como você, que são bem sucedidas no que fazem e ainda por cima compartilha os atributos de como chegaram la, são pessoas com brilho próprio. Precisamos de gente assim para evoluirmos, e não falo somente no poker, falo em evoluir como sociedade. Com relação a esse artigo, acrescento ainda que devemos ficar muito atento as mudanças. Hoje o field já não se comporta como ontem, e quase certeza que amanhã será diferente de hoje. Se hoje a pessoa acha que é bom e não fez nada para melhorar, amanhã, com certeza, será mais fraco.

    • Obrigado pelas palavras, Leonardo!
      Sobre o field estar em constante mudança, concordo plenamente. Por isso temos que manter os estudos e o volume em dia. Temos que colocar em prática tudo o que estudamos para ganhar experiência, leituras do field e para ganhar dinheiro, é claro haha. Fazendo isso nunca ficaremos para trás.
      Abraço!

  8. Grande Yuri! Que honra poder aproveitar de seu conhecimento e ver você compartilhando isso em textos. Saiba que isso tem grande valor, não só para a Comunidade do Poker mas, com certeza, para os demais que acreditam na evolução própria em qualquer segmento que emprega energia e foco. Iniciei no Poker em 2011/2012, comecei ali no Everest (acho que foi o finalzinho dele) em seus freerolls e depois fui me familiarizando com alguns colegas que frequentavam uma casa de jogos LIVE onde também havia Poker. Desde então me apaixonei pelo jogo, acredito que tive sorte no início pois muitos resultados positivos surgiram. Mas aí, comecei a estudar e perceber que havia algo além do jogo. Comprei alguns livros, li o que pude de artigos e blogs, até fiz parte de um Podcast sobre Poker, o que me ajudou bastante a abrir horizontes. Ver você, super realizado, com uma vida exemplar e de sonhos sendo concretizados demonstra que todos nós podemos superar nossos desafios e também conseguir esse ápice esperado, o tal do longo prazo né!? Enfim, mais uma vez, Parabéns e Muito Obrigado por oferecer tempo e conhecimento assim gratuito. Valeu! GL

  9. Primeiramente parabéns pela iniciativa, atitudes como essa so agregam ao meio do poker e da evolução no esporte. Recentemente quebrei no poker, fiz faixa de 13k dolar no acr e perdi tudo, primeiro pq joguei mais caro do que deveria (cara cheguei jogar mtt de 1k com esse br, vergonha rsrs), depois por tilt. Quando vejo seu conteúdo entendo o quanto despreparo em todos os sentidos estou pro jogo, agora e cair de cabeça nos estudos e construir essa base solida que tanto preciso, só admiração e gratidão ?????
    Vou compartilhar seu conteúdo com maior prazer ?

  10. Animallll irmaooo….

    Sou dos q consomem blog e com certeza estarei conectado nessa jornada!

    Gratidão por compartilhar conosco sua trajetória, que me inspira!

  11. As vezes as fonte de conhecimentos estão em lugares distintos.. hoje em dia prefiro ler um BLOG igual a este que perde tempo vendo um vídeo de 5 10 15min… sem duvida estarei aqui acompanhando sua jornada, e torcendo ao máximo pra você, acredito que nosso esporte vai crescer muito ainda… e sem duvida você e pra mim a maior representação de um jogador brasileiro na atualidade do poker GL manin.

  12. Muito boa a iniciativa, parabéns!!
    Compartilhar conhecimento com os demais, não são todos top players que se dispõem para isso!!!
    Vamo que vamo Yuri!!!!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário